sexta-feira, 1 de novembro de 2013

As 10 feirinhas internacionais da pechincha

As 10 feirinhas internacionais da pechincha



Ninguém merece viajar para o exterior e voltar de mãos abanando por falta de grana. Pois é possível fazer umas comprinhas sem gastar muito nem estourar o cartão. Em muitos países, há as chamadas feirinhas de rua ou mercados de pulga, onde a regra básica é pechinchar!
Da China à Franca, conheça dez dos melhores lugares para barganhar pelo mundo.




1) Rose Bowl Market:
O maior mercado popular de Los Angeles fica no subúrbio de Pasadena. Acontece no segundo domingo de cada mês, no campo de futebol do Rose Bowl. Reúne mais de dois mil vendedores, que ofertam desde coleções de discos, objetos de arte a brinquedos clássicos.
Rose Bowl, 1001, Pasadena, 323/560-7469, domingos das 9h às 16h30 


 2) Ladies Market:
Apesar do nome, os gentlemen também podem frequentar este mercado situado no subúrbio mais conhecido de Hong Kong, na China. Relógios e produtos eletrônicos são os carros-chefes das inúmeras tendas. Mas há muitas outras lembrancinhas para o viajante levar. Os vendedores só falam mandarim, embora seja possível negociar os valores em inglês. 
Tung Choi Street, entre Argyle e Dundas Streets, em Mong Kok. Diariamente, das 12h às 23h30. 


3) Feria de San Telmo:
A dominical feirinha do agitado bairro de San Telmo virou patrimônio histórico de Buenos Aires, naArgentina. O ponto é frequentado semanalmente por mais de cinco mil pessoas em busca de quinquilharias, mas também de antiguidades, joias e obras de arte de primeira. O mercado ao ar livre é ainda palco de diversos artistas, como desenhistas, escultores, mímicos, atores, músicos e, claro, dançarinos de tango.
Praça Dorrego, Rua Humberto Primo e Defensa, domingos, das 10h às 17h. 

4) Marché aux Puces de Vanves:
Até a chique e glamourosa Paris tem os seus mercados de pulgas, que se tornaram populares na segunda metade do século 19. O Vanves é considerado a melhor feirinha da capital francesa. Os vendedores montam suas barraquinhas ao longo de um calçadão, que fica apinhado de gente aos sábados e domingos. Antiguidades e móveis são os destaques, além de brinquedos, joias, roupas de grife e obras de arte de segunda linha.
Avenue Georges Lafenestre, s/nº, 33-6/8689-9996, aos fins de semana, das 7h às 17h. 

5) Portobello Flea Market:
Trata-se de uma das mais badaladas feiras de antiguidade do mundo e um dos principais pontos turísticos de Londres, na Inglaterra. O mercado fica no bairro fashion de Notting Hill e atrai colecionadores, turistas e moradores. Além de relíquias, estão também à venda roupas vintage, produtos de segunda mão e até alimentos (frutas e verduras). Os diversos pubs, cafés e restaurantes do entorno acrescentam charme e alegria ao ambiente da feira de Portobello. 
Portobello Road, 349, 02-07/727-5242, aos sábados, das 5h30 às 17h. Tube (metrô) Notting Hill Gate.

6) Camden Market:
Eis outro famosíssimo mercado de rua que fica ao norte de Londres, mais precisamente no moderninho bairro de Camden Town. O lugar é tradicional reduto dos punks e alternativos, sobretudo aos domingos, quando recebe inúmeros turistas. É um dos melhores endereços da capital inglesa para se comprar roupas da moda, antiguidades, móveis, artesanatos, joias e diversos objetos usados. 
Camden High Street, Tube (metrô) Camden Town, seg. a dom., das 9h30 às 17h30. 


7) Tiergarten Flohmarkt:
Essa tradicional e descontraída feirinha deBerlim, na Alemanha, tem de tudo: antiguidades, móveis, livros, CDs, selos, entre outros objetos. Está situada em uma área arborizada que fazia parte do lado oriental do muro. É um dos locais preferidos dos alemães que gostam de pechinchar. Estacionar o carro por lá é fácil, mas (se preferir) também dá para ir a pé.
Straße des 17. Juni, 49-30/ 2655-0096, aos sábados e domingos, das 10h às 17h.


8) El Rastro:
A estilosa Madri, na Espanha, não poderia ficar sem uma feirinha popular. A mais badalada é El Rastro, existente há cinco séculos nas ruelas do bairro La Latina. Seu nome vem de “rastro de sangue”, em alusão ao antigo matadouro de animais existente no local no século 15. Hoje, o espaço abriga cerca de 3,5 mil pontos de venda, com antiguidades, artigos de segunda mão, artesanatos, bijuterias, flores, roupas, alimentos e muito mais.
Plaza Cascorro e Ribera de Curtidores, metrô Latina y Puerta de Toledo (linha 5) e Tirso de Molina (linha 1), aos domingos e feriados, das 9h às 15h.

9) Porta Portese:
Em Roma, a “Cidade Eterna” da Itália, o mercado de Porta Portese é um dos mais charmosos para encontrar objetos usados. Situado no bairro de Trastevere, hospeda mais de quatro mil lojistas que oferecem de tudo um pouco. Alimentos, antiquários, sapatos usados, casacos de pele, componentes eletrônicos enferrujados e até discos de vinil raros estão entre os itens vendidos. Durante a ocupação alemã na Segunda Guerra, a população pobre levava ali seus objetos para vender ou trocar por comida e remédio. Com isso, o local logo se transformou em mercado de pulgas, sendo hoje o endereço mais famoso da cidade para compras baratas.
Ruas Portuense e Trastevere, 
aos domingos, das 6h às 14h.

10) Waterlooplein Flea Market:
Holanda está repleta de opções de feirinhas de rua. Waterlooplein é uma via típica de Amsterdã, perto do centro, onde funciona o mercado de pulgas mais popular da cidade. Nela, compra-se de tudo! O lugar já foi point da juventude rebelde dos anos 1960 e dos punks nos anos 1980. Hoje, é ideal para quem gosta de barganhar ou deseja garimpar algum presente diferente. É possível encontrar desde os típicos tamancos coloridos e a porcelana azul e branca holandeses, até livros, roupas e acessórios de segunda mão, além de bijuterias e discos raros.
Waterlooplein, 1011, Jewish, seg. a sex. (9h às 17h30), e sáb. (8h30 às 17h30). Domingo fecha.