sábado, 16 de abril de 2011

Importante: Como cuidar da sua imagem na internet.

Reputação online: veja como cuidar da sua imagem na internet.

Evite que as buscas no Google e as postagens nas redes sociais deponham contra você.




Atenção, você está sendo "googlado". Qualquer pessoa com conexão à internet pode ter acesso a informações básicas sobre outra em uma simples busca no Google. Inclusive o atual chefe e um futuro empregador.
Monitorar a imagem e ter certos cuidados antes de se expôr nas redes sociais e sites não é uma tarefa impossível. “Ninguém enviaria um currículo impresso com uma foto de biquíni anexada para tentar uma nova oportunidade de emprego. A necessidade de etiqueta pessoal e profissional ocorre em qualquer contexto e é apenas mais evidente na internet”, diz Ana Paula Zacharias, sócia-diretora da Hunter Consulting Group.

1. Pesquise o seu nome no Google

Observe o que as outras pessoas podem descobrir sobre você e veja se há textos e fotos comprometedores ou indesejáveis a seu respeito. Muita gente com blog pessoal e sites de fotos como Flickr ou Fotolog pode se esquecer de postagens antigas e até com opiniões que já não perduram, mas que podem comprometer na busca por um emprego.

Caso o seu nome seja comum ou não apareça nos primeiros resultados, o escreva entre aspas e veja o que é listado com o nome completo e as variações possíveis dele. O uso de palavras-chave, como o atual empregador ou cidade, acompanhadas do nome também ajudam a potencializar a pesquisa.

Altere as configurações de privacidade das redes sociais que aparecem nos resultados ou delete o conteúdo indesejado. Se o resultado não puder ser removido, pode ser necessário buscar ajuda especializada.

2. Não adianta se esconder

Quem prefere não ter conta em redes sociais ou se esconder atrás de apelidos corre um outro risco: perder oportunidades. “A escolha de não se expor deixa o profissional sem visibilidade diante da busca de um recrutador. Não estar na rede hoje pode ser grave e significar desatualização, principalmente para algumas carreiras.
Redes sociais como LinkedIn e o Facebook, se usadas corretamente, podem turbinar a carreira e ser vitrine do seu trabalho. Usá-las a seu favor conta pontos e pode ser determinante na busca por um emprego ou no crescimento profissional.

3. O que um recrutador pode procurar?

Em um processo de seleção, por que o recrutador busca os profissionais na internet antes de decidir se a entrevista de emprego será oferecida? Usar o Google ou procurar informações nas redes sociais dão, de antemão, dados sobre o perfil da pessoa, que poderá ser o desejado pela empresa ou não.
Opiniões polêmicas, fotos comprometedoras ou falta de credibilidade podem afetar o julgamento do profissional, mas um recrutador espera sempre encontrar pontos favoráveis sobre o candidato.

“O selecionador quer ter acesso a informações pessoais do candidato, mas deve entender que um profissional pode se expor na rede diferentemente da forma como conduz a vida profissional”, diz Ana Paula.

4. Qual imagem virtual agrada empregadores?

Informações sobre envolvimento em atividades e pessoas relacionadas à função exercida pelo profissional contam a favor. “É importante que o profissional seja verdadeiro e ativo nas redes sociais, mostrando uma imagem que condiz com o histórico profissional.
O uso adequado das redes sociais,por exemplo o Linkedln, pode significar habilidades de comunicação e na manutenção de uma rede de contatos.

5. Como melhorar a reputação online?

Publique boas informações a seu respeito na internet. Quem possui contas de blogs, Twitter, Facebook e LinkedIn, entre os principais, pode usar a atividade online a seu favor. Poste opiniões e textos que condizem com a sua profissão e use uma linguagem adequada.

Dê uma checada às vezes nas buscas a seu respeito, inclusive nos fóruns de discussão da web, para não escorregar diante da liberdade de expressão.

Fique atento ainda às configurações de privacidade das suas redes sociais. Se preciso, crie um perfil profissional no Facebook, por exemplo, e mantenha o seu pessoal com configuração para não aparecer em buscas. “O cuidado sempre tem que existir porque o que você publica pode estar acessível, mas uma exposição condizente com o seu objetivo pode dar bons resultados.

10 ideias para fazer do Facebook uma vitrine do seu trabalho.

De aplicativos a macetes para blindar seu perfil de dados constrangedores, saiba como conquistar o recrutador com a rede social de Mark Zuckerberg.

Checar o perfil de um candidato no Facebook já virou rotina de boa parte dos recrutadores. Isso não é para menos. De acordo com o último relatório da empresa, 13 milhões de brasileiros já aderiram a rede arquitetada por Mark Zuckerberg.
Para se destacar em meio a tanta gente ou não perder um emprego por causa de um deslize virtual homérico, é preciso encarar essa rede de uma maneira mais estratégica.

Alguns passos para que você use o seu perfil do Facebook para cativar os recrutadores.

1. Decrete a falência da sua fazenda no Farmville

O primeiro passo para transformar seu perfil no Facebook em ferramenta de trabalho é fazer um pente fino em tudo o que não tem qualquer conexão com o ambiente corporativo.
Fotos pessoais, jogos como Farmville e até comentários pouco pertinentes dos amigos devem ser abolidos do seu perfil. Se você não quiser se desfazer de tudo isso, crie um perfil alternativo para o trabalho.

2. A versão formal de você

Feita a faxina geral, é hora de criar um perfil com mais cara de currículo. E, nesse ponto, a regra é ser objetivo.
Portanto, nada de frases de efeito ou com caráter duvidoso no campo “sobre mim”. Antes, descreva suas habilidades e aspirações profissionais.

3. Panorama profissional

Aproveite o campo “empregadores” para colocar o nome de todas as empresas em que trabalhou - mesmo se por um curto período de tempo. Atenção também para o campo Projetos. Nesse ponto, é possível criar um inventário de todo seu trabalho e principais resultados.
Já em Faculdade/Universidade é possível criar um panorama da sua formação preenchendo o campo Aulas.

4. Faça um teste e torne-se relevante

Quer convencer todos os empregadores de que vale a pena contratar você? Então, mostre-se interessante. Um jeito divertido de fazer isso é entrar na onda dos testes para a rede social e elaborar um voltado para a sua área de especialidade.

O aplicativo Quiz Planet é ideal para isso. Basta preencher um formulário com questões e respostas e, pronto, o teste está criado. Depois, é só difundir entre a sua rede de contatos. Quem sabe o seu quizz não aparece na página incial de um recrutador à procura de um profissional criativo?

5. Vá além do convencional

Aproveite o Facebook para investir em soluções criativas para a sua marca pessoal – algo que você jamais poderia fazer em outro lugar.

O italiano Claudio Nader, por exemplo, usou suas habilidades de designer e alguns truques básicos de photoshop para espalhar palavras chaves pelo perfil no Facebook (veja a foto abaixo).



O perfil virou um hit na web. Pouco tempo depois, ele foi convidado a trabalhar na área de marketing em mídias sociais.

6. De mãos dadas com o Twitter.
 
Outro meio para ficar relevante no Facebook é postar assuntos pertinentes à sua área de atuação – e que sejam interessantes, por favor. Se você já faz isso no Twitter, basta conectar as duas redes sociais.

O caminho é simples. Entre no aplicativo twitter para Facebook e siga as instruções.

7. Espalhe o curtir
Se você tem um blog profissional, abra espaço para que outras pessoas divulguem seus posts no Facebook.
Acesse a página de plugins no Facebook, informe o endereço do post, escolha as suas preferências e cole o código gerado no post.

8. Um mural para recomendações.
 
Os seus amigos podem ajudar você a conseguir um novo emprego apenas com o Facebook. Para isso, peça que eles escrevam mini-cartas de recomendação em seu Mural.

9. Meus queridos trabalhos.

Aproveite a página dedicada a fotos para montar seu portfólio. Caso sua área de atuação não exija esse tipo de ferramenta, uma dica é colocar fotos (ou o logo) das empresas em que você já trabalhou e completar as legendas com informações sobre o trabalho que você desenvolveu nesses locais.

10. Perfil contra fotos constrangedoras.

Para não queimar seu filme com alguma imagem vergonhosa que, por algum motivo, foi parar no álbum de um amigo, basta mudar as configurações do seu perfil.

Vá em Conta > Configurações de privacidade > Personalizar configurações. Nessa página, confira a seção Itens que outros compartilham. Mude as opções para Fotos em que fui marcado e desative a função Sugerir fotos minhas a amigos



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