domingo, 5 de março de 2017

5 conhaques sofisticados para presentear

Nova York – Durante quase toda a segunda metade da década passada, os produtores de conhaque concentraram seus investimentos em marketing na classe média em expansão da China.
Algumas garrafas podem ser caras (a Tesseron vende uma por US$ 1.200), mas não deixe que isso seja um impedimento para um presente não tão insanamente caro — um pouco de austeridade com certeza vai bem.

Château de Montifaud VSOP

Conhaque Château de Montifaud VSOP
Este conhaque leve e dourado é feito com uvas cultivadas na fazenda do castelo, localizada na Petite Champagne, uma das seis sub-regiões (ou crus) de Cognac.
Você sabia que existe apenas uma dúzia de empresas que cultivam e também produzem a bebida no mundo? Provavelmente não, então agora você tem uma excelente informação para contar em um coquetel.

Delamain Vesper XO

Conhaque Delamain vesper XO
Conhaque para quem é amante de uísque escocês: seus aromas de couro, cogumelos e baunilha parecerão familiares para qualquer pessoa que tenha um fraco pelo Macallan.

Hine Antique XO

Conhaque Hine Antique XO
As mais de 40 eaux de vie presentes nesse conhaque são da Grande Champagne, o cru mais altamente considerado, e cada uma delas é envelhecida pelo menos 20 anos antes da mistura.

Martell Blue Swift VSOP

Conhaque Martell Blue Swift VSOP
A Martell, produtora de conhaques mais antiga do mundo, está aprendendo novos truques. Entre eles está o acabamento de seu lançamento mais recente em barris de bourbon, o que adiciona aromas de baunilha e coco a um perfil tipicamente frutado.

Tesseron XO Passion

conhaque Tesseron XO Passion
VSOP? Por favor — a Tesseron não se dá ao trabalho de vender nada mais jovem que um XO. Este em particular é um blend de 30 eaux de vie que resulta em um destilado apimentado, floral.

O que é um conhaque, exatamente?

Resposta curta: é um brandy feito na região de Cognac, na França.

E o que é um brandy?

É um destilado cor de âmbar produzido a partir da mistura de vinhos eaux de vie destilados de uvas e envelhecidos durante pelo menos dois anos. Todo conhaque é um brandy, mas nem todo brandy é um conhaque.

O que as letras dos rótulos significam?

VS (very special): envelhecido em barris durante no mínimo dois anos. Tende a ser mais leve e menos complexo.
VSOP (very superior old pale): envelhecido durante no mínimo quatro anos. Como resultado, é mais escuro e concentrado.
XO (extra old): antes de 2016, esse conhaque era envelhecido durante no mínimo seis anos; agora, o tempo é de no mínimo 10 anos. Também conhecidos como conhaques Napoleão, são os mais sofisticados e complexos que existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário