sábado, 21 de novembro de 2015

Surpreenda-se com os vinhos Côté du Rhône

Cotes_du_Rhone_Village_Seguret_vineyards
Côte-Rôtie, Condrieu, Hermitage, Châteauneuf-du-Pape. Você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo ter provado, alguns desses vinhos, certo? Pois bem, eles são o objeto de desejo de muita gente. Mas, falar sobre a região do Côte du Rhône, local em que são produzidos esses vinhos, não é tarefa fácil. Isso porque, além da longa história da região, e da sua importância para a França, os vinhos são bastante complexos.
Mais de 75% dos vinhos são tintos com uma vasta variedade de castas, a grenache e a syrah, que são famosas por aqui. O que é muito comum em seus vinhos é a mistura entre as castas, que de forma geral produz vinhos muito harmônicos.  O seu mapa de produção é muito distinto e no norte, a produção se concentra em Côte Rôtie, Condrieu, Château Grillet, Hermitage, Crozes Hermitage e Cornas.
As vinhas são cultivadas em encostas muito íngremes, o que torna a colheita uma árdua tarefa, com uvas colhidas à mão. A região se caracterizado por um clima continental com invernos rigorosos e verões quentes. Lembra um ditado bastante comum  no Brasil: é 8 ou 80, pois não existe meio termo. Seu solo é formado por granito com uma mistura de cascalho, argila e pedras em camadas.
No sul do Côtes du Rhône, região que se localiza aos pés de Avignon, os grandes destaques são o Gigondas, o Châteauneuf du Pape, e o Côtes du Ventoux. A maioria destes vinhos são produzidos no lado oriental do Rhône, próximo à cidade de Orange. No local, os solos possuem características que os definem como calcário-argilosos, o que contribui efetivamente na produção de vinhos mais encorpados.  Os terroirs diferentes dão origem a uma grande diversidade de vinhos, por este motivo encontramos nesses vinhos grandes surpresas que são muito peculiares da região.
Dicas de degustação:
Abaixo, você confere duas dicas de degustações que combinam perfeitamente com a nossa estação do momento. Casa e comida!
Domaine De La Petite Cassagne Costières de Nîmes 2010: belíssimo vinho, com poderosos aromas de frutas negras, cheio de expressão em boca, tem corpo, estrutura e muito equilíbrio. Produzido a partir de quatro variedades:, Grenache, Syrah, Carignan e Mourvèdre. Combina com massas e carnes vermelhas mais condimentadas.
Coudoulet de Beaucastel 2009: excelente vinho, muito cobiçado e vendido no território francês. De cor rubi intenso, com reflexos violáceos, possui aromas de frutas vermelhas e nuances de especiarias. Conta com taninos firmes e macios e vai muito bem com carnes de caça, cordeiro e risotos de funghi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário