quinta-feira, 16 de junho de 2011

O melhor bolo de chocolate do mundo.



No final da década de 80, o português Carlos Bras Lopes decidiu reproduzir uma receita de bolo que havia comido na França para servir de sobremesa em seu restaurante. Só que a receita deu errado e o bolo de chocolate ficou diferente do que ele havia planejado. Como seus clientes pareceram não se importar, ele apelidou o prato de "o melhor bolo de chocolate do mundo". Mas a receita permanece a mesma até hoje: "O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo" é também o nome da confeitaria de Lopes, que hoje conta com a matriz em Portugal e mais três unidades em São Paulo e Brasilia.Uma peculiaridade é que o bolo não leva farinha de trigo nem fermento, isso faz com que a consistência da massa lembre um suspiro leve, que derrete na boca. Sem contar que o recheio é uma mousse de chocolate belga... Precisa dizer mais?

Outra característica muito interessante é que as camadas de massa e recheio se alternam de forma simétrica, não sendo aquele tipo de bolo que pesa por ter mais massa que recheio.
O bolo existe em 3 versões: zero açúcar, meio-amargo e tradicional. Como não sou nada light, comprei as 2 últimas e confesso, não sei dizer qual é a mais gostosa. Acho que terei que comer mais umas 37 vezes cada uma para conseguir dar meu parecer.
Um diferencial da casa é que o dono teve a preocupação de servir bebidas que harmonizem com o bolo, como é o caso do vinho do porto, cafés selecionados e blends de chá.
E olha que maravilha: eles vendem o bolo em 2 tamanhos para festas. Não quero nem imaginar ter um inteiro desses aqui em casa, Senhor! Não iria durar nem mesmo uma tarde inteira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário