sábado, 29 de outubro de 2011

O maior avião para transporte de passageiros do mundo.

SUPERJUMBO AIRBUS A380.


Airbus A380 saindo do hangar da fábrica em Toulouse na França.



Airbus A380
 

O maior avião para transporte de passageiros do mundo. A Aribus caprichou na parceria com a Rolls Royce que fabrica as quatro mega turbinas que geram força suficiente para colocar nos ares este avião que em tudo, também é mega.
O projeto do Airbus A380, foi desenvolvido e construído pela Airbus S.A.S.(EADS Systems), e é atualmente o maior avião comercial para transporte de passageiros da história. O avião, chamado frequentemente de Superjumbo, fez seu primeiro vôo experimental em 27 de Abril de 2005 partindo e retornando de Toulouse, na França.

Interior Airbus A380 - pavimento superior.
Lounge de uma das inúmeras configurações da Primeira Classe.



Interior da Classe Executiva Prêmuim do Airbus A380 - engenehiros fazendo testes.


O mega projeto do A380 consumiu mais de dez anos de pesquisas, desenvolvimento, testes tecnologicos, testes de viabilidade funcional e comercial, e em termos financeiros, foram necessários cerca de 12 bilhões de euros (R$ 35,1 bilhões) para ser concluído e apresentado ao mundo.

Interior do Airbus A380 - pavimento superior.
Umas várias configurações das cabines da Primeira Classe.



Interior do Airbus A380 - Classe Econômica.


A primeira companhia aérea a operar vôos comerciais com esta mega aeronave foi a Singapore Airlines de Singapura.O avião gigante, que fez o seu vôo inaugural – comercialmente falando – no final de Abril de 2010, e foi a estrela principal da Paris Air Show, feira internacional de aviação, realizada no campo aéreo de Le Bourget, nos arredores de Paris (França).


Painel de entretenimento das poltronas - Classe Econômica.



O vôo inaugural foi realizado com engenheiros, técnicos, designers, convidados, impresnsa especializada e um seleto grupo de passageiros, foi realizado no dia 25 de Outubro de 2007, entre Singapura e Sydney. O superjumbo A 380 decolou do aeroporto de Changi às 08:16 da manhã - horário local -, com 455 passageiros a bordo, e pousou em Sydney às 15:23 - também horário local - . A Singapore Airlines vendeu os bilhetes do vôo num leilão de beneficência e doou os cerca de dois milhões de dólares (1,4 milhões de euros) recebidos à Associação do Câncer do Pulmão de Singapura, a dois hospitais infantis de Sydney e à organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras.



Interior do Airbus A380 - escada de acesso ao pavimento superior.



A estréia do gigante em aeroportos brasileiros aconteceu no dia 10 de Dezembro de 2007 no Aeroporto Internacional de Guarulhos em SP, vindo de Buenos Aires onde se apresentou à Aerolineas Argentinas que adquiriu 3 aeronaves. No primeiro dia da visita, foi demonstrado o interior do A380 para convidados, e deixando pasmos todos os passageiros e funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU).


Interior Airbus A380 - Business Class.



Cabine de comando e centro nervoso do Superjumbo Airbus A380.




Várias companhias aéreas já fazem o uso comercial do Airbus A380 entre elas: Emirates, Lufthansa, Qantas, Air France e British Airways. Estas companhias aéreas, que também fazem uso do Aeroporto de Guarulhos demonstraram interesse em operá-lo em suas rotas para o Brasil, porém serão necessárias alterações na estrutura dos portões de embarque e dos terminais de passageiros, nas pistas de taxi e fingers utilizados para embarque e desembarque dos passageiros e tripulação. Será necesário também uma melhora na logística da realização dos serviços de catering, limpeza, reabastecimento, manutenção preventiva – mecânica, elétrica e eletrônica -, checagem dos sistemas de operação, emabrque de bagagem e carga em geral. Mas de acorodo com os diretores operacionais destas companhias aéreas, dificilmente os vôos regulares para o Brasil utilizando o superjumbo A380 acontecerão antes de 2011.










Nenhum comentário:

Postar um comentário