Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é uma cidade conservadora, se comparada à prima Dubai. Porém, muito mais representativa da verdadeira alma árabe. Mas, vem buscando respirar ares mais contemporâneos para atrair o olhar dos turistas. À beira-mar, prédios envidraçados em estilo futurista enfeitam a Corniche. Grandes navios, como o Brilliance of the Seas, têm feito escala no porto. Uma temporada da Fórmula-1 é acolhida pela cidade. E, para entrar pela seara cultural, a grande aposta do governo são as filiais dos museus Guggenhein e Louvre, na Ilha de Saadiyat - chamada de Distrito Cultural - ainda em construção.
Mesquita de Abu Dhabi é o ponto alto da cidade.
A distância entre Abu Dhabi e Dubai é bem pequena - são 140 quilômetros. Portanto, é um passeio interessante para se fazer em um dia. O ideal é alugar um carro em Dubai e seguir em linha reta pela Sheikh Zayed Road até lá. O percurso é monótono (um retão no deserto) e dura em torno de duas horas. Chegando lá, vá direto para a Grande Mesquita, pois seu horário de visitação aos não-muçulmanos é pela manhã, das 9 às 12 hs. Depois, almoce num dos restaurantes do monumental Emirates Palace Hotel, dê uma caminhada pela Corniche, circule num dos shoppings ou souqs da cidade e está tudo visto. As atrações específicas são relativamente poucas. A cidade não tem tanto apelo turístico como Dubai. Abu Dhabi é uma típica cidade residencial árabe. A Grande Mesquita e o Emirates Palace são seus maiores ícones.
A Grande Mesquita fica aberta à visitação de sábado a quinta das 9 hs ao meio dia.
EMIRATES PALACE HOTEL
Na praia do Emirates Palace há inclusive um acampamento de beduínos com camelos. A cara do mundo árabe.
EMIRATES PALACE HOTEL
Inaugurado em 2005, na extremidade oeste da Corniche, o Emirates Palace é a grande assinatura arquitetônica de Abu Dhabi. Construído nos moldes tradicionais árabes, mas com um cenário Hollywoodiano o complexo merece uma visita. Ocupa uma área de um quilômetro de comprimento e ostenta mais de cem cúpulas. Estima-se que o valor da construção tenha ficado em torno de 3 bilhões de dólares. O interior é todo folhado a ouro. Pomposo ao extremo. Para ter acesso ao Emirates Palace Hotel, sem estar hospedado lá, o ideal é fazer uma reserva em de seus restaurantes. O Diwan L'Auberge serve cozinha libanesa, o Anar tem culinária persa. Já, o Mezzaluna serve pratos mediterrâneos e o Caviar Bar é perfeito para experimentar as ovas iranianas.
Na praia do Emirates Palace há inclusive um acampamento de beduínos com camelos. A cara do mundo árabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário