domingo, 18 de setembro de 2022

A família real britânica é o maior ícone da tradição inglesa


A família real britânica é o maior ícone da tradição inglesa e desperta o interesse não apenas da população anglicana, mas do mundo todo.

Envoltos em mistérios e polêmicas, os filhos, netos e outros familiares da rainha Elizabeth II despertam a curiosidade de boa parte das pessoas comuns, sendo uma das poucas monarquias que ainda se mantém nos dias de hoje.

Rainha Elizabeth II

Elizabeth Alexandra Mary Windsor (1926-2022) nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres. Filha do duque Albert Frederick Arthur George e da duquesa Elizabeth Bowes-Lyon, Elizabeth estava longe de assumir o maior cargo da monarquia até os 10 anos de idade. Teve uma única irmã, Margaret Rose, que morreu em 2002 aos 71 anos.

Seu avô, o rei George V morreu em 1936, deixando o trono para seu tio, Rei Edward VIII. Mas, após um ano como rei, Edward decide abdicar do posto para se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada.

Assim, quem assume o poder é o pai de Elizabeth, o que faz com que ela se torne a primeira na linha de sucessão da coroa.

Foi em 1951, com o pai doente, que Elizabeth começa a assumir alguns compromissos como rainha, mas sua coroação se deu em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster.

Em 2022 Elizabeth comemorou o Jubileu de Platina, em celebração aos 70 anos como rainha do Reino Unido, se tornando a rainha que mais tempo ficou no poder.

Faleceu em 8 de setembro de 2022 no Palácio de Balmoral, na Escócia.


Filho do príncipe Andrew, da Grécia e Dinamarca, e da princesa Alice de Battenberg, nasceu em 10 de junho de 1921 na Grécia.

Philip serviu na Segunda Guerra Mundial, pois entrou para a Marinha Real Britânica em 1939. 

Após o casamento com a rainha, recebe o título de Duque de Edimburgo e continua no serviço militar até 1952, chegando a comandante. 

Exerceu diversas funções da realeza, foi patrono de inúmeras organizações e esteve no poder durante 69 anos, até o seu falecimento em 9 de abril de 2021, aos 99 anos.

Príncipe Charles 


Philip Mountbatten era primo de segundo grau de Elizabeth e se tornou seu marido em 20 de novembro de 1947. 

Filho do príncipe Andrew, da Grécia e Dinamarca, e da princesa Alice de Battenberg, nasceu em 10 de junho de 1921 na Grécia.

Philip serviu na Segunda Guerra Mundial, pois entrou para a Marinha Real Britânica em 1939. Após o casamento com a rainha, recebe o título de Duque de Edimburgo e continua no serviço militar até 1952, chegando a comandante. 

Exerceu diversas funções da realeza, foi patrono de inúmeras organizações e esteve no poder durante 69 anos, até o seu falecimento em 9 de abril de 2021, aos 99 anos.

Príncipe Charles 

 

Charles já está destinado a ser rei desde os 3 anos de idade, quando sua mãe assumiu o trono, foi nesse momento que passou a ser o primeiro na linha sucessória real. Assim, quando sua mãe falecer, o príncipe assumirá o cargo de rei do Reino Unido.

O príncipe atuou na carreira militar e também tem grande interesse por arquitetura e medicina alternativa.

À medida que sua mãe vai envelhecendo, o príncipe assume cada vez mais responsabilidades reais, atuando em organizações e projetos sociais. 

Princesa Diana

Uma das figuras mais amadas da realeza britânica é Lady Di. Seu nome de batismo era Diana Frances Spencer e ela nasceu em 1 de julho de 1961.

Se tornou princesa em 29 de julho de 1981, dia do seu casamento com o príncipe Charles, em uma cerimônia luxuosa transmitida para o mundo todo.

Princesa de Gales, como passou a ser chamada, veio de uma família da aristocracia e trabalhou como professora antes de entrar para a família real.

Após o casamento, começou a se envolver em projetos de caridade no mundo todo e ganhou o respeito e admiração de muitas pessoas, se tornando um ícone nos anos 80 e 90, atuando principalmente em causas como a conscientização sobre a AIDS.

A relação de Diana e Charles foi conturbada e eles permaneceram vários anos separados. Em 1996 o casal se divorciou oficialmente.

O assédio da imprensa era intenso e durante uma fuga de paparazzis depois de sair de um restaurante com o então namorado, Lady Di sofreu um acidente de carro e veio a falecer no dia 31 de agosto de 1997, causando uma enorme comoção em toda a população.

Camila Rosamary Shand é a segunda esposa do Príncipe Charles. Chamada de Duquesa de Cornuália, Camilla se casou com o nobre em 2005. Entretanto, os dois mantiveram um relacionamento extraconjugal durante muitos anos, o que foi um escândalo na família real.

Camilla nasceu em Londres em 17 de julho de 1947, vindo de uma família aristocrata e com relações militares.

Um detalhe curioso é que uma das bisavós de Camilla, Alice Keppel, também protagonizou um caso extraconjugal na realeza, pois foi amante do Rei Eduardo VII (parente de Charles) nos primeiros anos do século XX.

A duquesa foi casada nos anos 70 com Andrew Parker Bowles - daí ser conhecida também como Camilla Parker Bowles, mas eles se separaram em 1995.

Depois de tempos, conseguiu conquistar o respeito da família real e de parte da população britânica, que a via como pivô da separação de Charles e Diana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário