sexta-feira, 14 de abril de 2017

3 marcas de luxo de empresários que deram a volta por cima




Pode ser difícil de acreditar, mas grande parte das marcas de luxo surgiu depois de seus criadores passarem por humilhações. A determinação para provar que as pessoas que o ofenderam estavam erradas levou Walt Disney, por exemplo, a fundar sua companhia.
Logo quando começou a desenhar, Disney foi demitido por seu editor por supostamente não ter ideias criativas. O resultado foi a abertura de uma companhia que, hoje, arrecada US$ 30 bilhões anualmente.O mesmo aconteceu com Ferrucio Lamborghini, na Itália, e com a família Tata, na Índia. Conheça as histórias de humilhação que renderam empresas milionárias:

 Ratan Tata: compra das ações da Jaguar-Land Rover

Em 1998, a companhia de Ratan Tata, um empresário indiano, fez a primeira investida no mundo automobilístico com o lançamento da Tata Indica, um serviço de transporte de passageiros. O negócio não deu muito certo mas, ainda assim, chamou a atenção de representantes da Ford na Índia. Em uma visita à sede da empresa em Bombaim, eles começaram as negociações para a compra da companhia.

Ratan Tata: compra das ações da Jaguar-Land Rover

Alguns meses depois, no entanto, durante a visita de Tata à sede da montadora norte-americana em Detroit, o presidente da marca Bill Ford disse que o empresário indiano não deveria fazer parte daquele mundo. Um dos funcionários da companhia indiana, Pravin Kadle, contou mais tarde que o presidente teria dito que estava fazendo um favor ao comprar aquela empresa. “Ele disse que nem deveríamos ter começado aquilo.”
Cerca de dez anos depois, no entanto, a sorte do mercado viraria de lado. Enquanto a empresa indiana decolava, a Ford entrava de cabeça na crise financeira de 2008, que quase a levou à bancarrota. A Jaguar-Land Rover, braço da empresa ia de mal a pior, o que levou Tata a fazer a oferta baixa, para os padrões do mercado, de US$ 2,3 bilhões. Bill Ford foi obrigado a aceitar, dizendo as célebres palavras: “Você está nos fazendo um grande favor.”
Desde a compra, os carros das duas marcas têm alcançado cada vez mais pessoas. A Tata Motors, ao investir em novos modelos, conseguiu abrir mais de 9 mil vagas de emprego nas plantas britânicas, e muitas mais na China e no Oriente Médio.
 Jamsetji Tata: hotéis Taj Mahal
Outro Tata com história de superação é o bisavô de Ratan, Jamsetji Tata. Durante uma viagem a Londres, o indiano quis se hospedar em um hotel de luxo da cidade. Sua família tinha bastante dinheiro para os padrões da época.
 Jamsetji Tata: hotéis Taj Mahal
No entanto, eles foram barrados de chegar ao lobby já que a entrada era proibida para cachorros e indianos. Ainda há algumas controvérsias quanto a qual hotel era, mas alguns dizem que era o hotel Apollo e outros que era o Watson’s Hotel.
Jamsetji Tata: hotéis Taj Mahal
Sentindo-se humilhado, Jamsetji decidiu criar sua própria cadeia de hotéis. A rede Taj Mahal é hoje um dos símbolos de luxo da cidade de Mumbai. Está presente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na África do Sul, nas Maldivas e em outras várias localizações.
Em 2016, o TripAdvisor elegeu o exemplar da cidade de Jodphur como o melhor do ano.
 Ferrucio Lamborghini: Lamborghini
Muito antes de a Lamborghini ser considerada uma montadora de luxo, a Ferrari já estava com sua produção iniciada. Ferrucio Lamborghini nasceu em uma família de plantadores de uva e começou a se interessar por carros quando trabalhou como mecânico para as Forças Aéreas da Itália.
A primeira experiência solo foi uma oficina mecânica que fazia reparos em carros e motocicletas. Logo, ele começou a comprar maquinário militar da Segunda Guerra Mundial e usar as peças para montar poderosos tratores, que eram uma grande demanda do país na época do pós-guerra.
 Ferrucio Lamborghini: Lamborghini
Depois de montar sua companhia em 1963, Lamborghini logo começou a ganhar muito dinheiro criando carros de luxo. Ele nunca se conformou, no entanto, com os seus concorrentes. Não entendia como uma Ferrari poderia custar tanto sendo tão “mal feita”, segundo suas próprias palavras. Ele trocou a sua, durante uma mesma viagem, ao menos três vezes. Incomodou tanto a empresa que chegou a se encontrar com o fundador, Enzo Ferrari.
Ferrucio Lamborghini: Lamborghini
Essa é uma história com duas versões. Numa delas, Enzo, que nunca respeitou nenhum de seus clientes, ignorou Lamborghini. Outros dizem que foi o fato de ele ser filho de agricultores que levou Ferrari a destratar seu concorrente.
Uma terceira versão da história diz que o Ferrari não viu nenhum problema nos carros do mecânico. Em todas elas, no entanto, Lamborghini foi destratado pelo empresário.
Alguns anos mais tarde, como vingança, ele contratou alguns dos designers de sua concorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário