sexta-feira, 14 de abril de 2017

Páscoa: 5 bebidas para harmonizar com chocolate

Confira as opções que vão deixar sua Páscoa ainda mais deliciosa


Tradicional na Páscoa, o ovo de chocolate aparece mais uma vez como opção saborosa nas gôndolas dos mercados. Branco, ao leite, amargo e até com amêndoas, é difícil resistir a uma série de variedades. Mas se sozinho o doce já é bom, especialistas aconselham um acompanhamento para deixá-lo ainda melhor: o vinho. A combinação requer alguns cuidados, mas desde que feita corretamente, o sucesso é garantido.
O ideal é optar por chocolates menos doces, com pelo menos 60% de cacau, mas qualquer tipo pode virar uma boa dupla com a bebida.
É preciso buscar o equilíbrio. Quando se tem algum extremo, como muito açúcar no vinho ou no alimento, vai ficando mais difícil harmonizar. Por exemplo, se você escolher um chocolate ao leite com vinho seco, a bebida vai ficar muito amarga depois da sobremesa. Tudo depende do gosto, mas algumas combinações facilitam”.
Para te ajudar a aproveitar ainda mais o feriado, destacamos as bebidas que não só combinam perfeitamente com o doce, como até melhoram seu sabor, formando um casamento perfeito.
“Evite o erro comum de combinar chocolate com vinho seco ou espumante”.


1- Vinho do porto X Chocolate ao leite


Os apaixonados por chocolate ao leite devem escolher um vinho doce para acompanhá-lo. Assim, nenhum sabor se sobressai e anula o outro. O famoso vinho português fica ótimo acompanhado de chocolate. É ideal para acompanhar sobremesas a base chocolate ou mesmo um ovo de páscoa puro, até com menor percentual de cacau.
Sugestões: Granja União Malvazia Suave, espumante Garibaldi Moscatel, espumante Natural Brut Campos de Cima, Nero Moscatel, Alto Vale Demi-Sec e Casa Perini Merlot.
Dê uma pequena refrigerada e sirva-o com chocolate ao leite ou mousse de chocolate.

2- Vinho tinto doce X Chocolate meio-amargo


Chocolates com 50% de cacau são de fácil combinação e podem ser acompanhados com diversos tipos de tintos, sejam eles jovens ou encorpados. Boas dicas são o Cabernet Sauvignon, Shiraz e Merlot.
Regiões do sul da França como Maury, Banyuls e Madiran fabricam ótimos vinhos tintos de sobremesa com uvas grenache ou tannat. Sugestões: Chalet Du Clermont Merlot, Granja União Merlot, Yali Merlot, Romeira, La Grande Chapelle e Fração Única Cabernet Sauvignon
Sirva-o na temperatura ambiente acompanhado de uma caixa de chocolate meio amargo.

3- Vinho tinto seco X Chocolate amargo


Para os chocolates com mais de 70% de cacau, uma dica é optar por rótulos tintos secos sem passagem por madeira, como os Merlots jovens. Acima deste percentual, vale escolher a bebida com leve passagem por madeira,  como Cabernet e Merlot. Se a opção for por um espumante, sugerimos um brut de Chardonnay e Pinot Noir no método Charmat longo ou tradicional (champanoise).

4- Rum X Trufa


Chocolate meio amargo pede um copo de rum caribenho escuro. O mix doce do açúcar combina perfeitamente com chocolates feitos com 85% de cacau ou mais.
Um chocolate trufado ou uma trufa ficam ótimos na companhia de um conhaque ou um rum envelhecido. Esta combinação é ideal para ser servida após um jantar.

5- Moscatel X Chocolate branco


Chocolate branco pode ser combinado com vinho branco ou tinto. Uma dica é escolher rótulos com fermentação malolática, que dá um toque amanteigado à bebida e ajuda a harmonizar com o doce. Chocolates com recheio de frutas cítricas, por exemplo, podem ser harmonizados com espumante moscatel. A mesma indicação vale para os chocolates brancos, pois são mais gordurosos e a as borbulhas e acidez do espumante ajudam a ‘limpar a língua.
Os doces moscatéis espanhóis ficam ótimos com tortas e bolos de chocolate. Devem ser servidos frios.
Sugestões: Espumante Garibaldi Primícias Demi-Sec, espumante Natural Extra Brut Campos de Cima, Yali Chardonnay, espumante Casa Perini Moscatel Aquarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário