segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dieta de Kate Middelton

Entre elogios e críticas publicados sobre o visual, especulações sobre como Kate teria emagrecido tanto com tamanha rapidez foram levantadas. Rapidamente as mulheres que vivem em constante regime e controle de alimentação, bem como os especialistas em saúde e beleza, passaram a buscar informações acerca do “segredo” da boa forma dela; e, para a satisfação geral, dias depois foi revelado que a dieta adotada por Middleton se trata da chamada “Dieta Dukan”.

A princípio sem grandes novidades ou restrições, a receita sugere um cardápio a ser seguido, inicialmente, de forma semanal; sendo que no final, depois de reduzidas algumas medidas, a indicação é que se mantenha a educação alimentar programada e recomendada para quem a aderiu de forma disciplinar para conseguir, posteriormente, manter o peso. Abaixo, listamos as dicas e os alimentos que compõem as quatro fases dessa dieta, confira.

Fase 01: Perda de 3 a 5kg na primeira semana

Adotada entre cinco e dez dias, nesse primeiro período a receita pede que sua alimentação seja composta exclusivamente por proteínas; carnes magras são liberadas desde que preparadas sem óleo ou manteiga. Porco e cordeiro são proíbidos, as carnes branca – sem pele – ou vermelha podem ser assadas, cozidas ou grelhadas; sendo que as opções contam também com frios, dois ovos por dia, latícinios de baixa porcentagem de gordura (iogurtes, leite desnatado e queijo branco) e temperos como sal, mostarda, alho, cebola, vinagre e pepino em quantidades dosadas. Em todas as etapas da dieta, a ingestão de pelo menos um litro e meio de líquidos é essencial; sendo permitidos os refrigerantes diet que apresentem um teor calórico inferior a 1caloria por copo, os cafés e os chás sem açúcar ou com gotas de adoçantes artificiais; além disso diariamente recomenda-se o consumo de uma colher e meia de farelo de aveia.

Ingestão de proteínas na Dieta Dukan. Foto:Divulgação
Ingestão de proteínas na Dieta Dukan. Foto:Divulgação
Salas e verduras na Dieta Dukan. Foto:Divulgação
Salas e verduras na Dieta Dukan. Foto:Divulgação


Aveia é alimento de destaque na Dieta Dukan. Foto:DivulgaçãoAveia é alimento de destaque na Dieta Dukan. Foto:Divulgação

Fase 02: Perda de 1kg por semana

Aqui o cardápio anterior é mantido e ganha alguns novos ingredientes. As verduras passam a ser liberadas, sendo indicada a ingestão alternada priorizando um dia as proteínas, e outro os vegetais crus, assados ou cozidos. Soja também integra a receita, a qual proíbe – ainda – itens como: batata, milho, arroz, cenoura, beterraba, feijão e lentilha. A mesma quantidade de líquido deve ser ingerida, enquanto as colheradas de aveia aumentam para duas diárias. Esse regime é de fase indeterminada; você deve manter essa alimentação até que atinja o peso desejado.

Fase 03:Manter o novo peso

Na terceira etapa, o objetivo das indicações alimentares está em manter o peso conquistado; para tal, essa fase tem uma duração diretamente dependente do quanto se emagreceu com a dieta. Cada quilo perdido corresponde à dez dias de alimentação seguindo esse terceiro cardápio, o qual além dos alimentos anteriormente liberados passa a contar também com: verduras e legumes sem grandes restrições, duas fatias de pão integral e uma porção diária de frutas (maçã, laranja, pera, ameixas, morangos). Entre o que deve ser evitado, temos: cerejas, banana, frutas secas; no entanto, aqui, a sua semana pode ter duas refeições livres,nas quais itens proíbidos tais como as massas podem ser consumidos, contanto que de forma moderada e sem exageros. É importante destacar, no entanto, que essas duas refeições não devem ser no mesmo dia, sendo essencial entre elas uma reservada às proteínas. Líquidos e as duas colheres de aveia são mantidos
.

Pirâmide de alimentos. Foto:DivulgaçãoPirâmide de alimentos. Foto:Divulgação

Fase 04: Privilegiar a alimentação e os novos hábitos

Por fim, depois de uma verdadeira reeducação alimentar, os novos hábitos devem ser mantidos para que o novo peso e corpo também continuem os mesmos. Grande parte das pessoas erra ao abandonar os cuidados logo que se perde a quantidade desejada de quilos; contudo, é exatamente nesse ponto que se deve valorizar os esforços anteriores e ver neles uma forma mais adequada e sadia de se alimentar. Os alimentos aqui são liberados para seis dias, sendo que apenas uma vez por semana você deve voltar às regras iniciais e fazer refeições com base em proteína. Aveia e líquidos têm a mesma importância anterior; sendo que essa adaptação pode trazer resultados ainda melhores se combinada à prática de exercícios físicos.

O regime adotado por Kate Middleton e sua mãe, Carole, também já foi a estratégia de Penelope Cruz e Jennifer Lopez para emagrecer; e foi criado pelo francês Pierre Dukan, sendo popularizada há dez anos quando lançada no livro “Eu não consigo emagrecer”. Pelo que vimos no visual bastante esguio da nova duquesa, a receita promete bons resultados, entretanto, mostra-se bastante criticada por médicos por ser demasiadamente restritiva; por isso, vale atentar aos detalhes, consultar um nutricionista e pedir uma avaliação profissional antes de investir na Dieta Dukan; afinal, antes de tudo, o importante é priorizar o seu bem estar e sua saúde!




Nenhum comentário:

Postar um comentário