quarta-feira, 27 de abril de 2011

Polícia londrina promete “resposta ” em caso de perturbações ao casamento real

Cerca de 5000 polícias estarão a postos, na sexta-feira, para responderem de forma “robusta” a qualquer tentativa de perturbação do casamento de William e Kate.

O primeiro súbito que espera ver os noivos com os próprios olhos já assentou arraiais em frente à Abadia de Westminster O primeiro súbito que espera ver os noivos com os próprios olhos já assentou arraiais em frente à Abadia de Westminster
A expressão “resposta robusta” foi usada pela própria Polícia Metropolitana de Londres, que quer que o casamento decorra de forma “segura” e “alegre”.

A comandante de polícia Christine Jones disse à BBC que, até ao momento, não há nenhuma ameaça específica conhecida, mas que 60 pessoas suspeitas de poderem vir a causar problemas foram banidas de Londres no dia do casamento real.

“Estaríamos errados se não considerássemos os protestos espontâneos no nosso plano de contingência. Mas que fique absolutamente claro - será um dia de celebração, alegria e passeio. É um dia fantástico para o Reino Unido”, disse Christine Jones.

“Quaisquer tentativas criminosas de perturbação do evento, seja na forma de protestos ou de outros actos, terão uma resposta policial robusta, decisiva, flexível e proporcional”.

Por seu lado, a Scotland Yard está ainda a lidar com um grupo islâmico radical - o Muslims Against Crusades - que prometeu levar a cabo protestos e com a ameaça de uma contra-manifestação por parte do grupo nacionalista English Defence League.

Um grupo separatista com ligações ao Médio Oriente também já alertou a polícia para eventuais perturbações depois de um homem ter entrado num posto de polícia durante o fim-de-semana e ter pedido formalmente permissão para se manifestar.

A polícia tem o poder de banir quaisquer protestos das ruas por onde irá circular o cortejo real, mas não poderá prever nem aplacar de forma imediata outros protestos que decorram em bairros vizinhos.

A polícia já pediu a todos os cidadãos que sejam “os olhos e os ouvidos” da polícia no grande dia. Se alguém detectar um comportamento estranho, esse alguém deverá denunciá-lo à polícia.

Para além da família real, 50 chefes de Estado irão estar presentes na cerimónia, que contarão com a protecção de cerca de 70-80 equipas.

Entretanto, o primeiro súbito que espera ver os noivos com os próprios olhos já assentou arraiais em frente à Abadia de Westminster. John Loughrey, de 56 anos, começou a sua vigília na noite de segunda-feira, tendo já garantido à BBC que irá manter-se no seu posto até ao dia D.

A pool dos media internacionais que irão cobrir o evento também já começou a ver a sua estrutura erguida à porta da abadia e a partir de onde serão transmitidas as imagens do enlace para uma audiência estimada de dois mil milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário