terça-feira, 26 de abril de 2011

Sangue azul já importa menos em casamentos reais

Foram muitos os príncipes e princesas que se casaram com plebeus e plebeias.


Após o casamento real, o principe William e Kate Middleton  se juntarão ao mais novo grupo de casais formado por príncipes e princesas europeus que escolheram plebeus e plebeias como companheiros.
Os casamentos reais em que o sangue azul não é um pré-requisito tem sido uma tendência da nova geração da monarquia europeia e tem precedentes mais antigos em países como a Suécia e o principado de Mônaco.
Ao contrário da mãe de seu noivo, Lady Diana Spencer, Kate Middleton não é aristocrata. Lady Di, que acabou sendo conhecida como "princesa do povo" por sua proximidade com os súditos e pelas constantes quebras de protocolo, era filha de um visconde e descendente de um barão britânico.
Já a noiva de William é filha de uma família de classe média, fruto do casamento de uma aeromoça e um comissário de bordo, que possuem uma empresa de organização de festas.
Mesmo assim, ela frequentou colégios privados e estudou na mesma universidade que o príncipe, onde o casal se conheceu. Apesar da origem mais humilde, o longo relacionamento pode ter preparado melhor a futura princesa para os deveres da monarquia, que foram alvos frequentes de reclamações por parte de Lady Di.
Uniões polêmicas

Na Suécia, o namoro de sete anos da princesa Victoria com seu personal trainer, Daniel Westling, foi alvo de críticas

Na Suécia, o namoro de sete anos da princesa Victoria com seu personal trainer, Daniel Westling, foi alvo de críticas

A mãe da princesa, rainha Sílvia, também não tem origem nobre. Ela conheceu o príncipe Carl Gustaf em 1972, quando trabalhava nos Jogos Olímpicos de Munique

A mãe da princesa, rainha Sílvia, também não tem origem nobre. Ela conheceu o príncipe Carl Gustaf em 1972, quando trabalhava nos Jogos Olímpicos de Munique
A plebeia Mette-Marit se casou com o príncipe herdeiro Hakkon, na Noruega, e causou polêmica
A plebeia Mette-Marit se casou com o príncipe herdeiro Hakkon, na Noruega, e causou polêmica.

A economista argentina Máxima Zorreguieta se casou com o príncipe holandês Willem-Alexander
A economista argentina Máxima Zorreguieta se casou com o príncipe holandês Willem-Alexander.
Em outros países europeus, muitos relacionamentos de príncipes e princesas com pessoas sem origem nobre causaram controvérsia antes de serem acolhidos pela população. Na Suécia, o namoro de sete anos da princesa Victoria, herdeira do trono, com seu personal trainer, Daniel Westling, foi alvo de críticas por parte da imprensa. Mas o casamento, ocorrido em junho de 2010, foi prestigiado pelas famílias reais europeias.
A mãe da princesa, rainha Sílvia, também não tem origem nobre. Seu pai era um empresário alemão e sua mãe era brasileira. A futura rainha conheceu o então príncipe herdeiro da Suécia, Carl Gustaf, quando trabalhava nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.
Na Noruega, o casamento da plebeia Mette-Marit com o príncipe herdeiro Hakkon também causou polêmica. Filha de um jornalista e de uma dona de casa, Mette-Marit chegou a trabalhar em um café, frequentava festas de música eletrônica e teve um filho com um homem condenado por posse de drogas. Hoje, no entanto, ela é querida pelos súditos noruegueses.
Já o casamento da economista argentina Máxima Zorreguieta com o príncipe holandês Willem-Alexander chegou a provocar críticas pelo passado da família da noiva. Seu pai, Jorge Horacio Zorreguieta, foi ministro da Agricultura durante a ditadura militar argentina. Para evitar um mal estar, os pais de Máxima foram convencidos por diplomatas holandeses a não ir à cerimônia de casamento, em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário