segunda-feira, 25 de abril de 2011

William: um príncipe tímido, "teimoso" e comprometido com a vida famíliar

Brincalhão quando criança, tímido na adolescência, elegante e "teimoso" aos 28 anos, o príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, guarda uma grande semelhança com sua mãe, Lady Di.




 O casamento com Kate Middleton, que será realizado na próxima sexta-feira, garantirá a William a vida sóbria e familiar que sempre quis, de acordo com pessoas ligadas à casa real britânica.

Amante de geografia e esportes - pratica rugby, futebol, natação e pólo aquático -, o nobre compatibiliza na atualidade seus serviços no exército com sua formação em assuntos constitucionais e compromissos oficiais.
Após oficializar a união, o casal deverá morar no norte de Gales, onde o príncipe trabalha como piloto do Real Força Aérea (RAF), da qual se graduou em abril de 2008.
Nascido em Londres no dia 21 de junho de 1982, foi batizado em agosto como William Arthur Philip Louis pelo então arcebispo de Canterbury.
"É surpreendentemente lindo e puxou os dedos de meus familiares", escreveu o pai para um amigo próximo, segundo o jornal "Daily Telegraph", sobre o bebê de olhos vivos que logo se tornou em uma criança esperta e brincalhona onipresente nos meios de comunicação.
Prestes a completar nove anos, ganhou uma cicatriz na cabeça, visível até hoje, após ser atingido por um colega do colégio com um taco de golfe.


Aos 14 anos, William viveu o midiático divórcio de seus pais, que foi considerada a pior crise da monarquia britânica desde a abdicação de Eduardo VIII em 1936.
Em março de 1997, já como aluno da prestigiosa Eton College, o primeiro membro da Família Real a ingressar nesta instituição, recebeu a confirmação e passou a ser membro de pleno direito da Igreja Anglicana, da qual será líder caso se torne rei da Inglaterra.

 No dia 31 de agosto de 1997, William, então com 15 anos, e seu irmão Harry, na época com 12, receberam a trágica notícia da morte de sua mãe. Diana de Gales faleceu em um acidente de carro em Paris juntamente com seu namorado, o milionário Dodi Al-Fayed, quando tentavam escapar de um grupo de paparazzi.
Daquela dolorosa experiência saiu um jovem sério, sensato e responsável, cuja vida foi retratada em um filme que será lançado em DVD no dia 25 de abril.
Herdeiro da beleza de sua mãe, William recebeu a admiração dos britânicos, especialmente depois de insistir em realizar a pé o cortejo fúnebre no funeral de Lady Di.
Outro ato marcante foi sua decisão de não ingressar na Marinha Real ao terminar seus estudos secundários, como fizeram seu pai e avô, e optar por tirar um ano sabático antes de ingressar na universidade.
Entre 2000 e 2001, antes de matricular-se na Universidade St. Andrews da Escócia para cursar História da Arte, realizou trabalhos voluntários nas ilhas Maurício e no Chile, e fez treinamento na selva de Belize escoltado por seguranças.
Após um ano de curso em História da Arte, onde conheceu Kate e dividiu com ela um apartamento por quatro anos, William estudou Geografia, graduando-se em junho de 2005.

Em sua etapa universitária, tentou se afastar dos privilégios da monarquia e pediu a seus companheiros para que o chamassem simplesmente de "William Wales", e chegou a morar durante os primeiros anos em uma república de estudantes.

 É considerado por amigos próximos como um jovem teimoso, sensível e inteligente. Em Sandhurst, a academia militar mais prestigiosa do Reino Unido, graduou-se no dia 16 de dezembro de 2006 como segundo-tenente do exército britânico, cerimônia em que contou com a presença de sua namorada.
Um mês após se formar, em julho de 2007, participou pela primeira vez de um evento oficial sozinho, representando a rainha Elizabeth II nos atos comemorativos da Segunda Guerra Mundial na Nova Zelândia.
Após seis anos de relacionamento, o casal chegou a se separar por alguns meses, mas logo depois foi visto junto em diversos eventos sociais. As causas, segundo os tablóides britânicos, seriam o assédio dos "paparazzi" e a indecisão do príncipe em se comprometer seriamente. Mas William e Kate ficaram apenas três meses separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário