segunda-feira, 25 de abril de 2011

Voo do Endeavour pode ser eclipsado por casamento de príncipe

O casamento do príncipe William com Kate Middleton nesta sexta-feira pode eclipsar o lançamento do ônibus espacial Endeavour marcado no mesmo dia.

A última viagem da nave, com decolagem às 16h47 (horário de Brasília), terá a presença do presidente Barack Obama e sua família, congressistas e cerca de 4.000 convidados da Nasa, a agência espacial americana.

O voo do Endeavour será lembrado por várias particularidades que devem ser lembradas no futuro, quando se falar das naves de voos coletivos.

Chris O'Meara/Associated Press

Foto do Endeavour tirada em 19 de maio de 1996; o ônibus espacial parte para o espaço pela última vez na sexta

A espaçonave é a penúltima a subir ao espaço antes de a Nasa encerrar o programa espacial --a outra é o Atlantis, que parte em 28 de junho. Finalizada a missão, ela se torna literalmente peça de museu e ficará exposta no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.

Outros dados que farão parte da viagem histórica envolve o comandante, o astronauta Mark Kelly.

Ele teve sua participação na missão questionada depois que sua esposa, a congressista Gabrielle Giffords, foi atingida na cabeça por uma bala em um atentado nos Estados Unidos ocorrido neste ano.

Giffords, inclusive, vai estar na Flórida, onde está o centro espacial Kennedy, para acompanhar a contagem regressiva.

Para finalizar, o papa Bento 16 terá em 4 de maio uma conversa por satélite com os astronautas locados na ISS (Estação Espacial Internacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário