sábado, 16 de abril de 2011

Os bastidores da joalheria mais famosa do mundo - A Tiffany

As coleções mais célebres, os designers e as joias mais representativas da grife.




Com peças de preços variados, a Tiffany prova que luxo é uma combinação de qualidade e atendimento diferenciado.


A Tiffany é uma das joalherias mais importantes do mundo, referência em luxo e design. Com padrões rigorosos de avaliação dos materiais usados em suas joias e uma tradição de 173 anos, a grife aposta no atendimento personalizado e na qualidade das peças para que os clientes tenham uma experiência inesquecível ao dar ou receber um presente Tiffany. Veja ao lado uma amostra das coleções mais importantes, joias históricas e outros ícones da grife.

"Nada de mal pode lhe acontecer em um lugar como esse". A célebre frase da excêntrica personagem de Audrey Hepburn durante uma visita à Tiffany nova-iorquina no filme "Bonequinha de Luxo" não previa um possível assalto, como o que ocorreu numa das filiais brasileiras da joalheria no ano passado. Mas certamente poderia ser usada como lema de marketing dessa verdadeira meca do luxo, ainda que o filme não tivesse uma gota de merchandising.


Quando se entra em uma das mais de 200 lojas da Tiffany & Co. ao redor do mundo, a sensação que fica é a de que, ali, cada detalhe foi pensado para que toda a experiência de comprar ou receber um presente seja extremamente especial. As vitrines meticulosamente decoradas por designers de renome, as flores trocadas pelo menos duas vezes por semana, a famosa caixa da joia de cor patenteada "Azul Tiffany" e laço que nunca dá nó. Aqui no Brasil, em particular, quem quiser ver uma joia com calma pode se sentar e tomar um cafezinho servido em xícaras de louça pintada à mão.
A partir do momento em que entra na loja, o cliente é acompanhado pelo mesmo funcionário durante anos. Quem fica muito tempo sem retornar é contatado por seu vendedor. A orientação é para que todos os clientes sejam tratados da mesma forma, não importando o valor da compra. O que, na Tiffany, não é pouco. Ao contrário do que possa parecer, nem tudo custa uma exorbitância. Isso não quer dizer que a Tiffany tenha se tornado uma marca acessível a qualquer bolso. Mas os itens à venda já não são mais destinados apenas a uma meia dúzia de privilegiados.

As duas filiais brasileiras da Tiffany localizam-se em endereços chiques da capital paulista - os shoppings Iguatemi e Cidade Jardim - que atendem não só aos super ricos de São Paulo como também a uma classe média de renda em alta e ávida por consumir produtos de bom gosto. Atualmente, a peça mais barata é um pingente de prata da famosa coleção "Return to Tiffany’s", que custa 265 reais. Mesmo uma pulseira de prata com um pingente da mesma coleção sai por volta de 1.000 reais.

Itens como esses convivem harmoniosamente, por exemplo, com um solitário de 426.000 reais cujo diamante de 2.03 quilates rivaliza em tamanho com um caroço de azeitona. Por aqui é possível inclusive parcelar as compras mais caras em até dez vezes, com prestações mínimas de 1.000 reais. Mas caso uma joia com preço de seis dígitos ainda não agrade o comprador, dá para agendar uma ida à Nova York para encomendar uma peça exclusiva diretamente aos designers da empresa.

Não é, portanto, uma questão de altas cifras. É uma questão de aura. "Luxo é tudo que supera a expectativa de alguém", diz Sandro Fernandes, gerente geral da Tiffany no Brasil. "A Tiffany é pautada por duas bases muito claras: qualidade do produto e a experiência do cliente na interação. Somos obcecados pela satisfação do cliente", explica o executivo.



O filme "Bonequinha de Luxo", inspirada em obra homônima de Truman Capote, tem como pano de fundo a Tiffany, na época já considerada um símbolo americano.



O lugar "onde nada de mal pode lhe acontecer", nas palavras da excêntrica Holly Golightly, personagem de Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo"

O Brasil conta com duas filiais da Tiffany, localizadas nos shoppings Iguatemi e Cidade Jardim, na capital paulista.


A Tiffany conta com joalheiros e gemólogos próprios, que fazem carreira na empresa. Na foto, a confecção do broche de Tanzanita desenhado por Jean Schlumberger.


Jean Schlumberger, morto em 1987, foi "o" grande designer de joias da Tiffany, com seus desenhos de elementos da natureza, como flores, pássaros e outras criaturas exóticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário