sexta-feira, 22 de abril de 2011

Saiba o que é gafe em um casamento real.

Saiba o que é bem visto e o que é gafe em um casamento real.

Protocolo real determina maneira de se vestir, portar e comer.

Apesar das dificuldades de controle, celulares vão ser proibidos na festa.


Um casamento normal é, por si só, uma cerimônia formal. Quando se trata de uma festa real, como o do Príncipe William e da noiva, Kate Middleton, no dia 29, há uma série de protocolos a serem seguidos, especialmente no que se refere ao tratamento dos integrantes da realeza.
Ao ser apresentado à Rainha Elizabeth II ou a qualquer outra pessoa com título de nobreza, é preciso fazer um gesto de reverência. Os homens devem fazer um cumprimento inclinando a cabeça para frente e olhar rapidamente para baixo. Para as mulheres, o recomendável é curvar levemente o corpo, com um pé à frente, mas sem muitos exageros.
Não é permitido tocar na rainha ou em qualquer outro integrante da família real. A única exceção é o aperto de mão, que deve partir deles. "O mesmo vale para dirigir a palavra aos nobres. Não se pode puxar conversa a não ser que a rainha ou os príncipes o tenham feito", explica Charles Kidd, editor da Debrett's. Fundada há mais de 240 anos, a empresa é referência quando se trata da aristocracia inglesa e, desde 1900, publica guias de etiqueta.
Durante uma conversa, a rainha deve ser tratada como "Sua Majestade" e, na sequência, como Senhora (em inglês "Ma'am"). Aos nobres com o título de príncipe ou princesa, é preciso usar o pronome de tratamento "Sua Alteza" pela primeira vez e depois usar "Sir" (senhor, em inglês) ou "Ma'am".
Apesar da rigidez no protocolo, a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, chegou a quebrar essa regra quando, há dois anos, foi recebida pela rainha no Palácio de Buckingham, em Londres. Ao posarem juntas para uma foto, a rainha Elizabeth colocou a sua mão ao redor da cintura de Michelle, que retribuiu o gesto e colocou o seu braço em volta da monarca. Um porta-voz do palácio afirmou à época que a atitude foi uma "forma espontânea de demonstração de afeto de ambas as partes".

Traje
O convite do casamento pede que os convidados usem uniforme, "morning coat" ou "lounge suit". O primeiro caso é para os homens que tiverem servido nas Forças Armadas, incluindo o Exército, Marinha e Aeronáutica. "Morning coat" é o mesmo que fraque e cartola para os homens e vestido e chapéu para as mulheres. No "lounge suit", continua sendo vestido para as mulheres, mas não é preciso chapéu. Para os homens, é um terno simples, sem cartola.
Embora o "lounge suit" seja menos formal, não causa surpresa que esteja no convite de um casamento real, segundo especialistas. "Nos casamentos dos príncipes Charles, Andrew e Edward já foi assim. Temos visto o surgimento de uma monarquia mais moderna e eu ficaria surpreso se não aparecesse no convite", avalia o expert em etiqueta William Hanson, famoso na Inglaterra apesar da sua pouca idade, apenas 21 anos.
Kidd, da Debrett's, concorda. "É bastante normal para o homem usar tanto o "morning coat" quanto o "lounge suit" num casamento. No entanto, eu imagino que, nesta cerimônia, a maioria vá estar de fraque ou uniforme." Segundo ele, o dress code para a festa à noite ainda não é conhecido, mas provavelmente será black tie (smoking preto, com camisa branca e gravata borboleta preta) ou white tie (smoking preto, com camisa e gravata borboleta brancas).

MúsicaNa Abadia de Westminster, onde acontecerá a cerimônia a partir das 11h, o coro da abadia e o coro da Capela Real estarão encarregados da música. Também haverá um grupo de trompetistas da banda da Força Aérea Real (RAF) e de mais trompetistas do regimento da "Household Cavalry", além da apresentação da Orquestra de Câmara de Londres, a London Chamber Orchestra. No banquete que será servido no Palácio de Buckingham para 600 convidados, incluindo autoridades e dignitários, é provável que também sejam tocadas peças mais clássicas.
Durante um ensaio em Northolt, no condado inglês de Middlesex, a banda de oito membros – sete trompetistas e um percussionista – ensaiou algumas fanfarras na presença de vários jornalistas de meios de comunicação internacionais (Foto: AFP)
Ensaio recente da fanfarra para o casamento real do dia 29 de abril
O ideal é não usar, mas acho que será impossível banir o celular completamente."
Charles Kidd, especialista em aristrocracia
À noite, haverá um jantar para 300 pessoas, seguido de baile, reservado às famílias dos noivos. Como é o momento para o casal relaxar e curtir mais, as músicas provavelmente serão da escolha deles. A especulação na imprensa é que sejam tocadas músicas dos anos 80, incluindo hits do Duran Duran, e também clássicos dos anos 70 do grupo sueco Abba. "Não há uma etiqueta para o baile, mas imagino que o príncipe e a noiva vão puxar a dança", opina Kidd.
O menu que será servido tanto na recepção quanto no jantar só deverá ser conhecido no próprio dia do casamento. No almoço, haverá um bufê e, portanto, com menor nível de formalidade quanto ao uso dos talheres. "No jantar, porém, a mesa estará posta e valem a regra básica de etiqueta: começar usando o talher de fora para dentro, conforme os pratos forem sendo servidos", ensina o expert William Hanson.
Os convidados não poderão tirar fotos, e o uso de celular durante a cerimônia, a recepção e o jantar vai ser fortemente desencorajado. Não se deve usar o celular para nada, nem para enviar mensagens de texto. Para Charles Kidd, da Debrett's, porém, isso vai ser difícil evitar. "O ideal é não usar, mas acho que será impossível banir o celular completamente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário