quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ex-moradora de rua é convidada para o casamento real

Ex-moradora de rua é convidada para o casamento real.

A jovem recebeu ajuda da Centrepoint, uma das instituições de caridade da qual príncipe William é patrono.




Entre os seletos convidados para a cerimônia religiosa do casamento do príncipe William com Kate Middleton, uma ilustre desconhecida chamou atenção da imprensa britânica por sua história de vida: Shozna, de 20 anos, é ex-moradora de rua. Em entrevista ao jornal Daily Mail, a jovem exibe orgulhosa o convite com as insígnias da realeza britânica, distribuído a cerca de 1.900 pessoas - entre membros da família real, chefes de estado, diplomatas, celebridades e amigos íntimos do casal. Para se ter ideia, nem o presidente americano Barack Obama e o francês Nicolas Sarkozy fazem parte dessa disputada lista.

A ligação de Shozna - que não teve o sobrenome revelado para proteger sua identidade -, com o príncipe William, se deve a uma das instituições de caridade do qual ele é patrono, a Centrepoint, destinada a ajudar moradores de rua. Há dois anos, o próprio William enfrentou uma noite fria nas ruas de Londres e dormiu junto a outros desabrigados, em apoio à causa da entidade. Mas foi em outro momento, no entanto, que o destino de Shozna cruzou com o do príncipe. No ano passado, em um evento de caridade da Centrepoint, a jovem fez um discurso em que contou sua trajetória e emocionou William, que quebrou o protocolo e a abraçou.
Criada por uma família de muçulmanos na zona leste de Londres, Shozna era uma estudante esforçada que sonhava em ser cabeleireira. Em 2009, sofreu um derrame que deixou o lado direito do corpo paralizado e a impedia de falar. No Hospital Royal London, os médicos descobriram que ela possuia uma enfermidade no coração. Shozna precisou se submeter a uma cirurgia na válvula mitral, que implicou uma internação de dois meses. Depois de sessões com fonoaudiólogos e fisioterapeutas, ela se viu desabrigada - aparentemente, a família a abandonou, mas os detalhes do que de fato aconteceu não foram revelados. A jovem então se hospedou na casa de familiares por um tempo, até se ver forçada a mudar para um albergue.
Em situação difícil, Shozna ganhou um quarto num abrigo da Centrepoint. Com a ajuda de um profissional da instituição, preparou seu currículo e aprendeu a viver de maneira independente. Na semana passada, trocou o abrigo por um flat, e está na busca de emprego em lojas de roupa. "O derrame afetou meu cérebro, portanto, não posso voltar a estudar. E a paralisia na minha mão direita me impede de ser cabeleireira. Mas quero trabalhar e crescer profissionalmente até me tornar gerente", contou a jovem.
Em entrevista ao jornal Daily Mail, Shozna mostrou seu entusiasmo com a guinada na vida que lhe permitiu ser convidada ao enlace real. "Estou muito animada. Kate parece ter nascido para ser uma princesa e acho que ela vai se vestir de forma clássica e tradicional. Ainda não acredito que o casal Beckham, Elton John e o marido, o príncipe Harry e todas as daminhas de honra estarão lá e eu os verei. Quero dizer ao príncipe William 'parabéns e obrigada por ter me convidado, obrigada por fazer com que as pessoas se sintam parte do mundo, ao invés de se sentirem sozinha'."
Para o casamento real, Shozna vai usar um vestido tomara-que-caia vermelho e laranja, de 500 libras (1.275 reais) doado pela estilista de vestidos de noiva Raishma Islam, da equipe de Elizabeth Emanuel, responsável por parte do figurino da princesa Diana. Ela não será a única representante de instituições de caridade coordenadas pelo príncipe William, informou o porta-voz do St. James Palace. O herdeiro do trono - segundo na linha de sucessão - segue os passos da mãe, conhecida por sua sensibilidade e trabalho com necessitados. Lady Di fazia questão de levar os filhos nas visitas e atividades que fazia nessas instituições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário