quarta-feira, 20 de abril de 2011

Depois de séculos, sexo pode deixar de ditar a escolha do herdeiro da coroa britânica

 

Realeza

Depois de séculos, sexo pode deixar de ditar a escolha do herdeiro da coroa britânica

 
 
 
Novos tempos se anunciam para a coroa britânica. Após séculos de prioridade do sexo masculino na escolha do herdeiro do trono, a ordem do nascimento pode passar a ser o único critério na seleção do monarca. Em outras palavras, se o príncipe William e a plebeia Kate Middleton tiverem como primogênito uma menina, ela não perderá o direito ao trono para o irmão caçula. A mudança na lei está sendo estudada pelo governo britânico.
Foram iniciadas conversações com os países da Comunidade Britânica, dos quais a rainha Elizabeth II também é chefe de estado, a fim de eliminar a regra que estipula que o primeiro filho herda a coroa, mesmo que tenha uma irmã mais velha.
O vice-primeiro-ministro Nick Clegg, encarregado das reformas constitucionais, teria obtido a aprovação da rainha a respeito dessa modificação, afirma neste sábado o jornal inglês Daily Telegraph. "O governo reconhece que as regras podem ser discriminatórias", declarou um porta-voz governamental.

Mas a emenda da lei poderá ser um processo complexo, já que requer uma reforma nos países da Comunidade Britânica, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário