quarta-feira, 20 de abril de 2011

Polícia usa helicópteros para segurança no casamento real

Polícia usa helicópteros para segurança no casamento real
 . Foto: Getty Images


A polícia de Londres já está checando regiões do centro da cidade para garantir a segurança durante o casamento do príncipe William com Kate Middleton, que acontecerá no dia 29 de abril.
Locais como postes de luz, bueiros e semáforos estão sendo verificados em busca de explosivos.
Até mesmo helicópteros estão sendo mobilizados na operação, que deve continuar até a data do matrimônio.
O sargento Richard Brandon explica que as aeronaves, equipadas com câmeras de vídeo, checam o topo de prédios e áreas inacessíveis aos policiais no solo.
Os helicópteros também enviarão imagens em tempo real para uma central de segurança durante a passagem do cortejo que acompanhará os noivos da Abadia de Westminster, onde será celebrado o casamento, até o Palácio de Buckingham, onde haverá uma recepção aos convidados


Grupos radicais planejam protestos durante casamento real

De acordo com a Scotland Yard, a polícia britânica, dois grupos radicais, o Muslims Against Crusades e a English Defence League, pediram autorização para protestar do lado de fora da abadia de Westminster em 29 de abril, dia do casamento do príncipe William com Kate Middleton.
"Nos informaram sobre duas manifestações potenciais em 29 de abril, uma do Muslims Against Crusades e outra da English Defence League. Estamos atualmente em negociações com ambos", afirmou uma fonte da Scotland Yard à AFP.
Em seu site, a Muslims Against Crusades (Muçulmanos Contra as Cruzadas) declara que o príncipe William é "um dos principais advogados do imperialismo britânico" e, com sua carreira militar, tem "uma participação direta nas criminosas forças armadas britânicas". Eles prometem organizar uma "manifestação contundente" contra as intervenções britânicas em países muçulmanos e afirmam, de forma um tanto ameaçadora, que "o dia com o qual a nação sonhava há tanto tempo se tornará um pesadelo".
Já o grupo de ultradireita English Defence League (Liga da Defesa Inglesa) organizou, nos últimos meses, várias manifestações contra o islã radical, muitas marcadas pela violência.
A polícia pode impedir as manifestações ao longo do percurso que os noivos farão entre a abadia de Westminster e o Palácio de Buckingham, mas não podem impedir que aconteçam em outros lugares.
"Nós consideramos este um dia de celebração e vamos garantir que nenhuma manifestação prejudique as comemorações", declarou uma fonte da Scotland Yard. "Temos que autorizar a manifestação, mas podemos impor condições", acrescentou.
Quase cinco mil agentes da Scotland Yard serão mobilizados em Londres no dia do casamento, que deve atrair 600 mil visitantes adicionais à capital britânica, além de convidados ilustres e membros das casas reais estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário