segunda-feira, 25 de abril de 2011

Elizabeth II quer enterrar fantasmas do passado com casamento real

Ninguém espera faturar mais com o casamento do príncipe William e Kate Middleton do que a
própria rainha da Inglaterra.



Chegou a semana tão esperada: sexta-feira é o dia em que o príncipe William e Kate Middleton vão dizer “sim” na frente de milhares de súditos em Londres. O casamento real é a notícia da semana e com um Bom Dia Brasil especial, que vai transmitir ao vivo o casamento real.
Um príncipe e uma jovem plebeia em um conto de fadas – de fato, o romance do casal já virou história em quadrinhos, foi roteiro de filme e inspirou autores de livros. Mas, na vida real, o casamento de um dos membros da realeza não tem nada de ficção. Costuma ser um evento cuidadosamente elaborado, minuciosamente calculado e amplamente divulgado. Tudo diante da principal testemunha do casamento: o povo. Há séculos é assim: casam-se os monarcas, unem-se os súditos.
Nesses tempos modernos, casar pode ser um verbo fora de moda para muita gente. Mas quando o noivo, por exemplo, é herdeiro do trono da Grã-Bretanha, o casamento dita a moda e o reino inteiro fatura com isso. O comércio vende todo tipo de suvenir relacionado aos pombinhos reais. O turismo cresce, os hotéis lotam, e a corte fervilha.Ninguém, no entanto, espera faturar mais com o casamento do que a própria rainha. A senhora de 85 anos já viu de tudo nos porões e salões do Palácio de Buckingham: a infidelidade do filho, Charles, o troco dado pela nora, Diana, divórcios, escândalos e tragédias. Na época da morte da princesa Diana, que fugia dos paparazzi que queriam fotografá-la ao lado do namorado na França, a realeza britânica estava com a popularidade na lona.
Em nome da principal instituição do país, Elizabeth II engoliu o orgulho, fez luto junto aos súditos e deu inicio a uma longa e discreta recuperação de prestígio. O casamento do príncipe Charles com a ex-amante, Camila Parker Bowels, aprovado pelos súditos, selou a nova era. Mas é com o casamento do neto que a rainha espera enterrar de vez os fantasmas que andavam assombrando seu palácio.Os príncipes e princesas reais não são como aqueles dos contos de fadas. Os de hoje em dia são pra lá de modernos. William e Kate se conheceram na faculdade, já moraram juntos, chegaram a terminar o namoro, reataram, noivaram e talvez agora só estejam a caminho do altar, porque o altar é parte do protocolo.Aliás, uma pequena parte do protocolo, a julgar pela magnitude do cerimonial: as carruagens já estão lustradas, os salões arrumados e os copos cristalinamente limpos. Tudo para fazer uma festa bonita e pomposa. Afinal, é de pompa que vive a realeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário