quinta-feira, 21 de abril de 2011

Os palácios reais britânicos

Os palácios reais britânicos.


Um guia que vai muito além do tão fotografado Palácio de Buckingham, em Londres

Monarcas conhecidos por suas mansões luxuosas não chegam a ser novidade. E não seria a rainha Elizabeth II uma exceção. Mas, apesar do icônico Palácio de Buckingham, em Londres, ser a mais famosa residência real do mundo, a coroa britânica tem muito mais a mostrar.
Propriedades oficiais espalhadas por todo o Reino Unido servem de moradia para todo o resto da família real britânica, a qual Kate Middleton passará a integrar a partir de 29 de abril, quando se casará com o príncipe William, neto de Elizabeth II.


Buckingham Palace(PA, Dominic Lipinski)
 

Palácio de Buckingham

Palácio de Buckingham (PA/Matt Crossick)
Localização: Westminister, Londres
História: Construído em 1972 pelo duque de Buckingham, o palácio serve como residência oficial da monarquia britânica desde a ascensão da Rainha Vitória, em 1837. Seus atuais moradores são a Rainha, o príncipe Phillip e familiares.

Castelo de Windsor

Castelo de Windsor (PA/Martin Keene)
Localização: Windsor, Berkshire
História: O castelo de Windsor foi originalmente erguido por William, o Conquistador, um pouco depois da conquista normanda de 1966. Desde o período em que Henrique 1 º (por volta de 1100) tem sido usada como residência oficial para a monarquia britânica e é o palácio ocupado há mais tempo na Europa.

Castelo Balmoral


Localização: Aberdeenshire, Escócia
História: Construção originalmente erguida por sir William Drummond, em 1390, o castelo é conhecido por ser retiro de verão da rainha Elizabeth 2 ª e do duque de Edinburgo . Seu histórico como residência da família real remonta a 1848, com a presença da rainha Vitória e do príncipe Albert.

Palácio de Kensington


Palácio de Kensington (PA/Martin Keene)
Localização: Kensington e Chelsea, Londres
História: Originalmente erguido no século 17 para o conde de Nottingham, o palácio foi posteriormente reformado pelo renomado arquiteto Christopher Wren. Serviu como moradia dos monarcas por 70 anos, até a morte de George2 º, em 1760. Atualmente, funciona como residência do duque e da duquesa de Gloucester, do duque e da duquesa de Kent e do príncipe e da princesa de Kent. Foi também moradia da princesa Diana até sua morte, em 1997, e é usada como residência não-oficial do príncipe Harry.

Clarence House


Clarence House (PA/Sean Dempsey)
 
Localização: Westminster, London
História: A Clarence House é a residência oficial do príncipe Charles e dos seus filhos com Diana, William e Harry. E, apesar de não ser um palácio propriamente dito, é anexo do palácio St. James. A residência foi encomendada por William 4º (conhecido como duke de Clarence antes de se tornar Rei, em 1830) em 1825, por não gostar das acomodações do St James.

Highgrove House


Localização: Doughton, Gloucestershire
História: Residência de campo erguida em 1798 e adquirida pelo príncipe Charles, em 1980, e que atualmente usa o imóvel como retiro de fins de semana. Desde 1985, é utilizada também como uma fazenda de produtos orgânicos.

Palácio de St. James


Localização: Westminster, London
História: Encomendado por Henrique 8º no terreno de um antigo centro de tratamento para lepra, que teve suas atividades encerradas em 1532. Foi lá onde Charles 1º foi executado, em 1649, e Oliver Crowell montou seu quartel. Hoje em dia, ainda funciona como palácio, sendo residência oficial das princesas Anne e Alexandra.

Torre de Londres


Torre de Londres (PA/Dominic Lipinski)
Localização: Hamlets, Londres
História: Um dos pontos mais históricos e icônicos de Londres, a Torre de Londres foi construída por William, o Conquistador logo após a conquista dos normandos, em 1066. Já funcionou como zoológico, arsenal, cofre e, mais notoriamente, uma prisão. Atualmente, abriga as jóias da coroa britânica e não é utilizada como residência real desde o iniçio da dinastia Tudor, no século 15.

Hampton Court


Hampton Court (PA/Martin Stephens)
Localização: Grande Londres
História: Construção originalmente erguida pelo rei Henrique 8º em homenagem ao cardeal Wolsey, em 1514, o fabuloso castelo serviu como uma das residências favoritas do monarca, que expandiu o palácio para acomodar quase mil pessoas. Hampton Court guardava ainda inúmeras e amplas cozinhas para fornecer as provisos de nababescos banquetes. Hoje em dia, funciona como museu para visitação, shows de música pop e uma exposição annual de flores.

Sandringham House


Sandringham House (PA/Chris Radburn;)
Localização: Sandringham, Norfolk
História: Com área privada de 20 mil acres e de propriedade da família real britânica, a propriedade se localiza na costa leste da Inglaterra. Sandringham House foi comprada em 1862 pela rainha Vitória para moradia de seu filho, o futuro rei Edward 6º, que acabou demolindo a construção para reerguê-la três anos depois, por achar pequena demais para suas necessidades.

Palácio de Holyroodhouse


Palácio de Holyroodhouse (PA/Danny Lawson)
Localização: Edimburgo, Escócia
História: Também conhecido pela forma abreviada (Holyrood), é a residência oficial da monarquia britânica na Escócia. A abadia de Holyrood foi fundada por David 1º, Rei da Escócia em 1128, e se mantém como principal residência dos monarcas escoceses desde o século 15. A rainha Elizabeth 2ª costuma passar pelo menos uma semana no início do verão.

Palácio de Westminster


Palácio de Westminister (PA/Dominic Lipinski)
Localização: Westminster, Londres
História: Também conhecida como Casa do Parlamento, é o centro politico do Reino Unido e, também, de fato, um palácio real. Foi utilizada como primeira residência de reis e rainhas do império britânico até que um incêndio destruísse o complesso, em 1512. O palácio voltaria ainda a ser atingido pelo foto em 1834 e foi alvo de bombardeios em 14 ocasiões da Segunda Guerra Mundial. O prédio abriga ainda o mais marcante cartão-postal da Inglaterra, o Relógio da Torre, mundialmente conhecido como Big Ben.

Osborne House

Localização: Ilha de Wight
História: Construída na ilha ao sul da Inglaterra, Osborne House servia como retiro de veraneio para a rainha Vitória e o príncipe Albert. Erguido em 1847, o palácio foi desenhada pelo próprio príncipe inspirada nos palácios da Renascença italiana. A residência acabou sendo entregue para administração do Estado depois da morte da Rainha, em 1901

Pavilhão Real


Localização: Brighton
História: Construída em 1872 como retiro litorâneo para George, Príncipe de Gales (que posteriormente se tornaria Príncipe Regente e, mais tarde, rei George 4º), o Pavilhão Real foi erguido inspirado no estilo indo-saracênico que prevalecia na Índia do século 19. O Príncipe decidiu estabelecer uma base na moderna Brighton por adquirir hábito refinados e paixão por gastronomia, jogo e teatro, além do conselho médico de que água do mar seria benéfica para seu tratamento de gota.

Castelo de Edimburgo


Localização: Edimburgo, Escócia
História: A fortaleza que abriga o castelo foi construída no topo de uma rocha vulcânica e domina a paisagem da capital escocesa. O local abrigava moradores desde o século 9 e serviu como residência real desde a época do rei David 1º da Escócia, no século 12, até a fusão das monarquias inglesas e escocesas, em 1603.

Somerset House


Localização: Westminster, London
História: Construída em 1549, um pouco depois de Henrique 8º levar seu filho, Edward 6º, ao trono. Doente, o Rei teve indicado o Duque de Somerset como seu protetor. Foi ele quem ergueu o palácio para funcionar como sua residência particular. A construção foi parar nas mãos da Coroa Britânica em 1552, depois da execução de Somerset, e se tornou moradia para Elizabeth 1ª na ocasião de sua ascensão, em 1558, assim como abrigo para as rainhas de James 1º, Charles 1º e Charles 2º.

Banqueting House (Palácio de Whitehall)


Banqueting House (Palácio de Whitehall) (PA/Anthony Devlin)
Localização: Westminster, Londres
História: Banqueting House (ou Casa dos Banquetes) é a componente remanescente do Palácio de
Whitehall, que funcionou como residência principal dos monarcas ingleses ,entre 1530 e 1698, até ser destruída por um incêndio. A obra foi finalizada em 1622, 27 anos antes do episódio da execução de Charles 1 º, realizada exatamente na frente do prédio.

Palácio Kew


Palácio Kew (PA/Michael Stephens)
Localização: Kew, Grande Londres
História: Pelo menos quatro palácios já existiram neste local, sendo que ao menos três deles foram conhecidos pelo mesmo nome, Kew. O prédio atual era relativamente uma modesta mansão chamada de Dutch House (Casa Holandesa) e foi construído em 1631 para uso eventual de residência real, entre 1728 e 1898. Kew é agora famosa por abrir o Jardim Botânico Real.

Castelo Stirling


Localização: Stirlingshire, Escócia
História: O castelo é um dos maiores e historicamente mais importantes da Escócia. Muitos dos reis e rainhas escoceses foram coroados ali, incluindo Mary, Rainha da Escócia, em 1543. A propriedade chegou a ser tomada por pelo menos oito vezes, incluindo vários episódio durante a Guerra da Independência escocesa. A última delas ocorreu em 1746, numa fracassada tentative de tomada do castelo pelo príncipe Charlie.

Castelo de Mey


Castelo de Mey (PA/David Cheskin)
Localização: Caithness, Escócia
História: Construído entre 1566 e 1572, o castelo chegou a ficar praticamente abandonada até 1952, quando passou para as mãos da Rainha Mãe - viúva de George 6 º (retratado no filme "O Discurso do Rei") e mãe da atual Rainha da Inglaterra, Elizabeth 2 ª-, que o restaurou para retiro de férias. Fica aberto ao público durante o verão, com exceção de um período de dez dias, no fim de julho, quando o Príncipe de Gales e a Duquesa de Cornwall ocupam o lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário